4 frases clichês que valem, no mínimo, a reflexão

O trabalho em equipe é algo muito importante e gerir pessoas é um desafio gigantesco. Para suavizar o dia a dia, lembre-se:

Elogie em público e corrija em particular

Mostre que você sabe reconhecer o que seus colaboradores fazem de bom, pois isso motiva a todos. Se tiver que chamar a atenção de alguém, o faça individualmente e com o máximo de discrição possível, para evitar constrangimento geral.

O humor da equipe é muito importante. Pense: “O mundo pode estar desmoronando”, mas se sua equipe estiver bem-humorada, tranquila e motivada tudo fica mais simples.

 

Não tragam problemas, tragam soluções

Na verdade, trazer problemas faz parte do processo. A questão é, deixe a equipe fazer parte da solução.

É muito importante que uma equipe seja solucionadora. Isso valoriza, motiva e promove o desenvolvimento profissional.

 

Não se pode agradar a gregos e troianos

Em alguns momentos, por qualquer motivo, muitas vezes um “Top Down”, o trabalho a ser feito não agradará a todos os membros da equipe (ou a nenhum) por “N’s” fatores.
Transparência é uma ótima estratégia. Senão a melhor. Deixe claro o objetivo e os motivos do trabalho.
Uma equipe engajada, mesmo “torcendo o nariz”, segue seu gestor e cumpre seu papel da melhor forma.

 

Nós criamos os filhos para o mundo

O gestor é responsável por seus colaboradores, tal qual os pais por seus filhos.

Transmita conhecimentos e ajude a desenvolvê-los. Isso será bom para todos. Você terá uma equipe mais preparada e competente, que terá o poder de ajudá-lo a solucionar os desafios com mais facilidade e fluidez, e eles mais um grande motivo para confiar em você e segui-lo sem ressalvas.

Não seja egoísta! É isso mesmo.

Alguns “gestores” não desenvolvem seus colaboradores pelo simples medo perdê-los para o mercado. Besteira! Com esse pensamento, você já perdeu.

Trabalhe sua equipe sem medo. Se, infelizmente, não houver oportunidades que supram os anseios de um bom profissional em seu departamento ou em sua empresa, e esse as encontrar no mercado, você cumpriu muito bem seu papel, pois preparou um ótimo profissional e terá competência para preparar outros tão bons quanto.

J F Siqueira
Autor J F Siqueira
Publicitário com mais de 10 no mercado varejista, sendo boa parte da experiência em e-commerce e participando de grandes projetos, J F (João Fabiano) se especializou no desenho de processos eficazes, montagem de equipes multidisciplinares e fluxos de trabalho eficientes voltado para cadastro e conteúdo, atingindo ótimos resultados. Ao longo dos anos desenvolveu competências e adquiriu a experiência necessária para entender os processos das empresas e criar soluções personalizadas e mais adequadas.

Deixe um comentário